top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Como largar o vício do telemóvel

  • Foto do escritor: Fleews
    Fleews
  • 16 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Com a chegada da tecnologia, com evoluções e constantes atualizações e novidades para o ser humano, é impossível deixar de lado certas coisas, como por exemplo o telemóvel. Por isso, achei por bem deixar-vos aqui algumas dicas de como estar menos tempo com o telemóvel e aproveitar o momento!


Para largarem um vício é fundamental terem em mente vários aspetos como:

- Estar determinado;

- Criar um plano;

- Cumprir o plano.


Quando falo em determinação, refiro-me a realmente querer largar um vício. E, isso vê-se logo pelas desculpas que se arranja, como por exemplo "Eu queria estar menos tempo ao telemóvel, mas...", mas nada. Se queremos algo, temos de ser firmes e lutar para que isso aconteça. Por isso, determinação é tudo. E a determinação começa já, não amanhã, ou na segunda-feira!


O segundo ponto fala num plano, e quando penso num plano penso em objetivos, em metas e para isso, é preciso traçar e definir estratégias para alcançar esses mesmos objetivos e obter sucesso.

O meu plano consistiu em listar um conjunto de aspetos negativos acerca do telemóvel e, os que mais mexeram comigo para deixá-lo para estar mais com as pessoas foram:

- O telemóvel é prejudicial à saúde, pode causar vários danos, e doenças;

- O telemóvel ajuda para que a autoestima vá abaixo mais vezes, graças a constantes comparações feitas principalmente pelas redes sociais;

- O telemóvel serve como uma distração e, em vez de nos focarmos e lutarmos pelos nossos sonhos gastamos muito do nosso tempo com ele;

- O telemóvel afasta-nos de quem mais amamos e de passar tempo com essas pessoas.


Para além disto, instalei aplicações que me controlavam no tempo que passava no telemóvel, como a "Your Hour - phone addiction tracker and controller" ou a "Social Fever - Stop Smartphone addiction" e comecei a guardar o meu telemóvel sempre que ia estar com alguém importante. Contudo, isto foi apenas a minha experiência e o que resultou comigo! Podes desinstalar as aplicações que são dispensáveis do teu telemóvel, ou até criar um hobby, como disse anteriormente o plano depende de cada um.


E, finalmente cumprir o plano! O exercício físico, as atividades em grupo, o desenvolvimento pessoal e profissional ou até passar tempo com os amigos e família são sempre mais importantes do que estares no telemóvel, por isso porque não começar já?


Encontramo-nos pelo mundo!

Isabel Geriante




Comentários


bottom of page