top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Palácio da Bolsa

  • Foto do escritor: Fleews
    Fleews
  • 28 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Foram muitas as vezes que visitei o Porto mesmo antes de cá viver, mas sempre senti e ainda sinto, quando parto, que a cidade tem muito mais para nos dar. Há história e cultura em cada canto e pouco a pouco sinto que tenho percebido do quão rica a invicta é neste aspeto.


O Palácio da Bolsa é o exemplo perfeito. Conheci-o, pela primeira vez, numas férias de verão. Lembro-me de entrar e da primeira reação ser: “Uau”. Apesar de muitas vezes passar mesmo ao lado do edifício e adiar a visita, senti que realmente foi a melhor altura para apreciar a singularidade do palácio.


Projetado e realizado ao longo do séc.XIX por Joaquim da Costa Lima e situado na atual Rua de Ferreira Borges, o Palácio da Bolsa engloba um conjunto de diferentes estilos arquitetónicos, tendo traços neoclássicos, da arquitetura toscana e do neopaladiano inglês. Para além disto detém muitas inovações relativamente à técnica e materiais utilizados. O principal objetivo do edifício era servir como polo comercial da cidade.


Engloba um conjunto de salas únicas e decoradas de acordo com a função de cada uma. Destaca-se o salão árabe, o pático das nações, a sala do tribunal e a sala das Assembleias gerais.


Hoje é propriedade e sede da Associação Comercial do Porto e é um dos monumentos mais visitados da Cidade do Porto. É ponto da Rota Urbana do Vinho e enquanto centro cultural e de conferências, muitas dos espaços do Palácio da Bolsa são utilizados para a realização de diversos eventos.


O que mais me fascinou foi sem dúvida o Pátio das Nações. A claridade que transparece pelo telhado de vidro, as vidraças ao redor de toda a sala e o padrão do chão foram os elementos que mais me despertaram a atenção. Adorei também o detalhe das nações pintadas como friso.


Já foram duas as vezes que fui desde a primeira e sinceramente gosto mesmo muito de voltar e levar a conhecer o Palácio aos meus amigos e familiares. Considero ser uma paragem obrigatória tanto para os que visitam como para aqueles vivem na Cidade.


Poderão visitar, caso estejam interessados, o palácio de abril a outubro das 9h às 18h30 e de novembro a março das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30. A visita é realizada com guia e os preços divergem sendo 5,50€ para séniores e estudantes, 9,00€ para adultos e gratuito para crianças até aos 12 anos de idade.


Aproveitem e tirem um dia em família ou com os amigos e visitem o Palácio da Bolsa. Não se irão arrepender.


Encontramo-nos pelo Mundo!

João







 
 
 

Comentários


bottom of page