Lisboa- roteiro para conhecer a cidade num dia
- Fleews
- 21 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
"Lisboa menina e moça, amada Cidade mulher da minha vida"
Falar sobre Lisboa é como falar sobre a minha casa. Vivi na capital durante um ano e a paixão pela cidade cresceu dia após dia. A luz, as pessoas, o ritmo frenético a contrastar com locais calmos no meio da cidade fazem com que seja a minha cidade de eleição para viver.
Um dia é de facto pouco para conseguir desmistificar esta cidade banhada pelo Tejo, mas vamos lá a isto! Calça umas sapatilhas confortáveis, coloca a mochila às costas com água e alguns snacks e estás pronto/a.
A manhã pode ser iniciada no topo do parque Eduardo XII, onde a vista sobre o parque, a cidade e o rio é de tirar o fôlego. Desce pelo parque e encontrarás a imponente rotunda do Marquês de Pombal. À frente, poderás percorrer a luxuosa avenida de Liberdade, onde estão reunidas todas as lojas de luxo da cidade - uma espécie de Champs Élysées à Portuguesa. A seguir é hora de começar a subir e vais, decerto, perceber o porquê de Lisboa ser chamada a cidade das sete colinas! A rua da Alegria dá acesso ao jardim do Príncipe Real e, mais à frente ao famoso miradouro do Príncipe Real, de onde se vê Lisboa de uma perspetiva apaixonante.
Ao lado do miradouro está o Bairro Alto, que é um dos bairros onde se sente a verdadeira essência alfacinha. Recomendo que te percas por lá: todos os caminhos do Bairro Alto vão dar à Praça Luís de Camões, aproveita e para tirar uma foto com a estátua de Fernando Pessoa!
Queres fazer algumas compras? Local certo. A Praça Luís de Camões é a entrada do Chiado e ai vais poder encontrar um centro comercial e uma rua com as tuas lojas preferidas. Num abrir e fechar de olhos a Praça do Rossio aproxima-se e é o momento ideal para calcorrear a rua Augusta até à praça do Comércio. Nesse caminho poderás ver o elevador de Santa Justa e precisamente ao entrar na Praça poderás observar o imponente Arco da Rua Augusta (que também podes subir e desfrutar de uma vista linda). Deslumbra-te com a vista privilegiada para o Rio Tejo, a Ponte 25 de Abril e a Estátua do Cristo Rei.
Para terminar o dia da melhor forma, e se ainda tiveres energia, ruma à Sé de Lisboa e sente o verdadeiro espírito dos bairros alfacinhas em Alfama. Por lá tens alguns miradouros com uma vista de cortar a respiração: Miradouro das Portas do Sol ou Miradouro de Santa Luzia são, sem dúvida, um must see.
Infelizmente, ainda ficaram por visitar e descobrir bastantes zonas típicas como a Graça, a Praça do Martim Moniz e a Avenida Almirante Reis, a zona de Arroios ou a zona mais ribeirinha de Santos até Belém, mas espero que a curiosidade tenha ficado aguçada para planear uma segunda ou terceira visita!
Gisela

















Comentários